Início Sobre mim O blog Equipe Arquivo Image Map

20 de jun. de 2012

Fotografia : Light Paiting

Você já deve ter notado (ou não percebeu) que ás vezes tiramos fotos com nossos amigos com o celular na mão e sem querer a luz do visor acaba formando um desenho inusitado, se usarmos isso para fazer desenhos no ar e fotografar, vai perceber que os desenhos se tornaram "reais" e isso se chama : Light Painting 
Há várias imagens neste estilo, sejam frases ou desenhos. Além de ficar lindo, é fácil e divertido de se fazer.Esta técnica fotográfica, literalmente traduzida como “pintura de luz”, existe há pelo menos 60 anos: lá nos idos de 1949, o célebre fotografo Gjon Mili capturou uma série de emblemáticas pinturas de luz do não menos famoso Pablo Picasso.
Assim como várias outras técnicas, o light painting vem se popularizando na última década graças às câmeras digitais e sem contar as redes sociais tais como flickr e weheartit.
Existem dois tipos de pinturas de luz: aquelas em que a iluminação é apontada direto para a câmera, criando rastros luminosos como tubos de neon, e outras mais sutis, em que a fonte de luz é usada para iluminar seletivamente uma imagem. Em outras palavras, no primeiro tipo a própria luz se torna o assunto da foto, enquanto no segundo, ela só revela ou destaca detalhes do assunto.
O interessante é que o desenho só existe se tiver a foto, por isso é normal que nas primeiras fotos você se perca ao tentar desenhar e nem sempre de primeira o desenho sai tão bom quanto os acima. 
Achei um tutorial mega fácil no blog Quinze Desejos

Para desenhar...
01. Coloque sua câmera em uma posição estática e firme, de preferência usando um tripé ou uma pilha de livros, hihi. Se tiver um controle remoto para o modo bulb, use; senão use o timer para que sua câmera não trema.
02. Marque o tempo de exposição e o diafragma. Deixe o diafragma bem fechado para aumentar a profundidade de campo e garantir que seu desenho sairá em foco.
03. Focalize o ponto central do seu desenho. Se sua câmera não tem foco manual, veja se tem a opção de travar o foco a partir de um ponto e faça isso. Foque um objeto na cena, trave e se necessário remova-o.
04. Deixe a lente no ângulo mais aberto possível ou use uma lente grande angular, pelo menos nas primeiras tentativas, assim não corre o risco de desenhar pra fora do quadro. Observe bem o quadro da foto, saiba onde são os limites para não ultrapassar na hora de desenhar e perder sua obra de arte.
05. Apague as luzes (se houver alguma acesa).
06. Clique e corra para desenhar.
Ou se vocês preferirem um vídeo tutorial
Não deixem de tentar fazer, é uma técnica divertida e posso confirmar que vícia! 
E aí quem gostou? Quem vai tentar fazer? 

Comentem! 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...